Páginas

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Ponto Russo Passo a Passo

Como prometi, aqui esta o PAP (Tutorial) de Ponto Russo, escolhi um grafico rico em cores pq quero fazer uma almofada para o escritoriozinho aqui de casa, entao, meninas, maos a obra!
Você vai precisar:
· Agulha própria para ponto russo n°10
· Passa linha (longo)
· Bastidor de fixação do tecido
· Linha para bordar
· tesoura
· risco (que pode ser qq desenho com cortorno apenas)
· lápis
· termolina leitosa
· pincel
· tecido, que pode ser toalhas para bordar, panos de prato, ou qq outro tecido, eu costumo aplicar no avesso, um tecido aderente(com ferro elétrico), aquele branco que se usa para fazer gola de camisa(nao sei como se chama), pois assim o tecido fica mais rigido e facil de bordar, usso pricipalmente se o avesso ficara escondido, como no caso de uma capa para almofada, ou roupa (camiseta, jeans) mas tem quem nao use nada.


1 – risque o motivo pelo avesso do pano, em caso de palavras ou letras, faça atenção, se deve escreve-las ao contrario( nao o fiz, por isso tive que apagar e refaze-lo).

2 – estique bem, muito bem o tecido no bastidor com o risco voltado para cima, pois o trabalho do bordado sera feito no avesso, mas o resultado vem no direito.

3 – corte +/- 1metro de linha (eu uso a mesma de ponto cruz), a separe em meadas de dois fios e coloque a linha na agulha, introduzindo o "passa linha" da ponta para a outra extremidade maior da agulha. No topo da agulha saira a ponta do "passa linha", coloque a linha (dois fios) e puxe devagar . A linha saira na ponta da agulha, agora passe outra vez o passa linha no furinho da ponta (de de fora para dentro), coloque a linha e puxe outra vez a linha para fora do buraco da agulha. Deixe mais ou menos uns 3cm de linha na ponta da agulha. Normalmente, qd se compra a agulha, vem tb a explicaçao de como se coloca a linha.









4 – comece a bordar a partir das bordas do desenho, enfiando a agulha no pano(para o primeiro ponto, segure com o outro polegar, a ponta da linha) e tirando-a sem levantar muito a ponta do pano, repita a operação seguindo o contorno do desenho de fora para dentro, atenção para nao enroscar a linha que sobra fora da agulha, pois assim se estraga o trabalho. A ponta diagonal da agulha deve estar sempre direcionada para a frente do trabalho que fara o traçado do bordado (o furinho deve estar virado pra vc e a abertura maior da ponta da agulha, deve caminhar pra frente). Inicie fazendo todo o contorno e continue fazendo o preenchimento do risco, sempre contornado por dentro o bordado ja feito. Todas as vezes que acaba a linha, normalmente sobra a ponta, ou do lado do avesso, ou do bordado, deixe para corta-la, ou seja, dar o "acabamento", somente depois que finalizar o trabalho.

(avesso do trabalho, onde vc vai bordar)
(lado direito do trabalho)



5 – depois de pronto, com uma tesourinha boa, corte as pontas de fios que possam ter sobrado(com cuidado para nao desfazer o bordado), passe com um pincel, termolina no avesso da figura (onde vc trabalhou), é para fixar os pontos, pois neste bordado não existe arrremate, deixe secar bem.



Obs: Como podem ver pelas fotos, o trabalho nao è completo, mas como eu queria publicar logo esse Passo a Passo, publicarei o trabalho completo depois, mas a base do Ponto Russo è essa e com isso vcs poderao fazer qq trabalho.

DICAS

*Eu uso a mao direita para trabalhar, assim sendo, faço com que o fio restante que deve entrar na agulha conforme o andamento do bordado, passe por cima da minha mao e cai do meu lado direito, assim nao corro o risco de prender o fio e estragar o trabalho ja feito.
*Aquele pedacinho de plastico branco que se vem na ponta da agulha, è importantissimo para o trabalho, por isso, atençao para nao perde-lo, pois sai com facilidade. Eu o fixei com uma gotinha de cola quente.
*Nao aconselho bordar em malha, è muito dificil a fixaçao dos pontos, por isso se pode bordar em outro tecido e depois aplica-lo onde quiser com cola de tecido.

Queridas, espero que tenha ajudado com essa explicaçao, qq coisa é sò deixar um recadinho, ou mandar-me um email.

Beijocas e bom trabalho a todos!

Bell

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

34 commenti:

Olívia Freire disse...

A agulha está enfiada, mas falta algum material...estou morta para ver se ela funciona...tanto tempo arrumada, já deve estar na reforma :)
Bjs

Sônia Maria disse...

Olá, amiga!
Gostei do pap para o Ponto Russo. Tenho a agulha e nunca o fiz. Agora, com a sua ajuda, qualquer dia desses tentarei fazê-lo.
Abraços com carinho,
Sônia Maria

Nandilene disse...

Oi Bell
Ótimo o PAP, tentei fazer outro dia este bordado mas no etamine não tive sucesso, os pontos ficaam soltos.Agora comprei um pedaço de tecido, desses para pano de prato (algodão crú) e vou tentar de novo. Minha agulha é nº 12, tem alguma dica especial pra esse nº?
O tecido pra colocar atrás que vc citou se chama entertela (entretela.
Bom, vou tentar e depois te falo se consegui.
Bjus

Rita *Ponto Cruz - Gráficos Grátis* disse...

olá!! tudo bem? eu sei to sumida, não precisa brigar..hehe
mas nunca esqueço das amigas, seu blog tá lindo, de cara nova!!
bjos e até

Dina disse...

Obrigada pela visita, eu gosto muito de fazer ponto russo, já fiz alguns trabalhos, esse PAP está bem explicadinho.

beijos
Dina

Habiba disse...

Muito bom este passo a passo! beijinhos

Dacia Lima e Silva disse...

oIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Amiga essa historia de ponto russo é muito dificil... vixe maria... mas como "sou brasileira e não desisto nunca" um dia quem sabe talvez eu tente fazer algo kkkkkkkk como vão as coisas ai? dak a um pouco começa o inverno para vocês né ???? Sou doida para morar num lugar que as 4 estações do ano são realmente quatro e não 2 como é ak no nordeste deste paos LINDOOOOOOOOOOOO ... AH e esse lugar tinha que ser no Brasil pq "dak não saiu dak ninguém me tira" kkk... em meu querido estado "Pernambuco imortal" tem uma cidade do interior que é bem assim , 4 estações, é a cidade de TRIUNFO dizem q o lugar é muito lindo , pensa só no meuo do sertão nordestino uma cidade que tem uma enorme area de floresta, cachoeiras, grutas, cavernas, rios, moros e ainda por cima no inverno faz fiz pra caramba (ainda não nevou pelo q sei, mas chegou bm perto) tomará q um dia meu marido me leve para lá de surpresa, só q ele é pessimo para fazer surpresas kkkkkk

eita amiga já falei demais.

Desculpa a demora para vir te visitar.

XERÃO ENORME DE GRANDE PRA TU VISSE

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

ivana disse...

Oi, gostei do seu passo a passo, amo fazer ponto russo mas umas dicas novas sempre são bem-vindas...Postei uns riscos no meu blog, veja lá: http://milcoisasartesanato.blogspot.com/...Espero que goste.
Ivana

Alessandra disse...

Comprei uma agulha n° 10, mas não estou conseguindo bordar nada, o ponto sai do tecido. Poderia me dar umas dicas?
Obrigada.

Eliane disse...

Querida q bom saber q há alguem q possa repartir aquilo q possui... conhecimento... Pois bem, minha filhinha de 9 anos quer de todas as formas q eu a ajude, entao, poesquisei e te encontrei... bom vejamos, apos segurar com o polegar já no segundo ponto nao tem jeito por mais q eu faça devagarinho ou puxar o ponto s/ levantar a agulha por demasia... o danado me escapoli... minha agulha é a 12 ja fiz c/ linha de croche, de bordado de ponto cruz... snif, sniffff nao consigo e minha filhota ta me deixando louca pra aprender... me ajude por favor... seus trabalhos sao maravilhosos... bjs. meu email é eliane_ucdb@hotmail.com
Obgda pela atenção -
Eliane - Campo Grande ms -

Anônimo disse...

OLA CINTIA, TUDO BEM ?
EU ME CHAMO CRISTIANE MORO EM CAMPINAS, E ESTOU TENTANDO APRENDER O PONTO RUSSO, ADOREI A SUA EXPLICAÇÃO SÓ QUE TENHO UMA DUVIDA, EU NÃO CONSIGO INICIAR O PRIMEIRO PONTO NÃO FIXA NO PANO, TENHO QUE FAZER ALGUM TIPO DE NOZINHO ?, VOCE PODE ME AJUDAR ?
FICAREI MUITO GRATA.
UM ABRAÇO.
O MEU E-MAIL.: ccris_913@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá
Obrigada em primeiro lugar.
Estou tentando aprender, estou faço e desfaço...
quando a linha não rebenta...o ponto não fixa....
A sua explicação com relação a agulha é "pulo do gato"
Estou indo fazer depois que li sua explicação...
Bom fim de semana...

Anônimo disse...

Olá
Obrigada em primeiro lugar.
Estou tentando aprender, estou faço e desfaço...
quando a linha não rebenta...o ponto não fixa....
A sua explicação com relação a agulha é "pulo do gato"
Estou indo fazer depois que li sua explicação...
Bom fim de semana...

Anônimo disse...

OI, SÓ UMA PESSOA DO SENHOR PODE TER TANTO CARINHO. OBRIGADA PELAS SUAS DICAS ME FORAM POR DEMAIS VALIOSAS. OBRIGADA E FICA C/ JESUS!

Raquel disse...

Que benção seu blog
Amei estas dicas ..
Que Deus abençõe abundantemente sua vida..
Bjsssss

patricia disse...

Oi.estou anciosa pra aprender o ponto russo, tenho duas agulhas mágicas de tamanhos diferentes ja tentei mas não consegui porque os pontos se desfaz por favor me ajuda!Existe algum segredinho pra segurar o ponto?

patricia disse...

Oi.estou anciosa pra aprender o ponto russo, tenho duas agulhas mágicas de tamanhos diferentes ja tentei mas não consegui porque os pontos se desfaz por favor me ajuda!Existe algum segredinho pra segurar o ponto? (pl.fleury@hotmail.com)

Gislaine disse...

Boa tarde gostei do passo a passo com certeza irei tentar fazer, sempre quiz aprender.Beijinhos estou te seguindo para sempre está aqui com voce.

jenaina disse...

oi eu tenho uma agulha dessa mas nunca consegui usar nao consigo fazer o primeiro ponto por favor me ajude bjs

Ana Amorim disse...

Olá,
Gostei muito das suas dicas do ponto russo, vou comprar os materiais para poder ver se faço...há sim, gostei muito do seu cantinho.
Bjsssssssssssssssss
Ana

Mônica Schmidt disse...

Oii flor..vim conhecer seu blog, pelos post de pontoi russo e amei..ficou muito bom!
Já estou levando seu link pra te seguir e voltar mais vezes..passa lá no blog me conhecer e seguir tb!
beijos =) Mô

Su disse...

Bom dia!! Acabei de aprender a bordar em ponto russo, vi pela TV me interessei e fui buscar na net, encontrei vc e aprendi direitinho, a parte mais chata que acho é separar as linhas em 3 ou 2 fios, para passar na agulha, elas enrroscam e acabamos perdendo muito material, não tem um outro modo de fazer?
Bjs
Sueli

danibiofurg disse...

Oi seu blog é maravilhoso!! Estava procurando por informações sobre ponto russo, pois comprei a agulha estou cheia de vontade, mas o primeiro ponto não fixa, será que pode me ajudar??? Tem que fazer alguma coisa para ele fixar no tecido???
Olha se puder me ajudar fico grata e prometo enviar foto do primeiro trabalho!!! Obrigada
Meu email: danibiofurg@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Oi seu blog é maravilhoso!! Estava procurando por informações sobre ponto russo, pois comprei a agulha estou cheia de vontade, mas o primeiro ponto não fixa, será que pode me ajudar??? Tem que fazer alguma coisa para ele fixar no tecido???
Olha se puder me ajudar fico grata e prometo enviar foto do primeiro trabalho!!! Obrigada
Meu email: danibiofurg@yahoo.com.br

Neide disse...

Oi! amei seu pap.. fui um único dia por meia hora no curso... até aprendi fiz uns trabalhinhos (isso lá em MS. ) Mudei e por conta disso fiquei mais de 2 anos sem pegar! Vou tentar .. depois te conto,mas desde já, Muito, muito obrigada por vc estar aqui... Bijuks!

Cleide Maria disse...

me ajudou muito as explicaçoes como fazer o ponto russo, pois estou começando agora,estou procurando gráficos de alfabetos para ponto russo, por isso encontrei você; se puder me ajudar: muito obrigada! cleide.ornellas@hotmail.com

Anônimo disse...

OLA CINTIA, TUDO BEM ?
EU ME CHAMO KEILA MORO EM CUIABA - MT, E ESTOU TENTANDO APRENDER O PONTO RUSSO, ADOREI A SUA EXPLICAÇÃO SÓ QUE TENHO UMA DUVIDA, EU NÃO CONSIGO INICIAR O PRIMEIRO PONTO NÃO FIXA NO PANO, TENHO QUE FAZER ALGUM TIPO DE NOZINHO ?, VOCE PODE ME AJUDAR ?
FICAREI MUITO GRATA.
UM ABRAÇO.
O MEU E-MAIL.: keilaferraz@hotmail.com

Lia disse...

Olá, voltei aqui para mostrar um link q encontrei hj, e com certeza ira ajudar a todas, pq esta em slide_passo a passo.

http://www.docespontinhos.com/2008/08/bordado-russo-ponto-russo-como-fazer-o.html

Abraços...
Lia Paula.

Anônimo disse...

Ola querida
vc ja deve estar chateada com tanta duvida igual rsrsr mas por favor tenha um pouco mais de paciencia rsrs porque a minha duvida é semelhante a algumas anteriores: estou com uma agulha de ponto russo, plastica, acredito que segui as orientaçoes para enfiar a linha porem enfio a agulha no pano no proximo ponto sai td socorro estou desesperada nao sei como fazer e ja vi diversos videos e parece ser tao facil e me sinto muito burra porque nao consigo fazer
por favor
me ajude
obrigada

Anônimo disse...

Olá querida sou completamente apaixonada por artesanato agora em especial o ponto russo. desde que aprendir fazer nao parei mais. se vc puder mande-me algumas novidades. bjs
imail;marianosilvana@yahoo.com

Maria Cleusa disse...

Estou fazendo tudo certinho, mas a linha não fica do lado direito do tecido, ela volta.

Carina Santos disse...

vc nao colocou o numero da agulha que uso e nem a marca da linha e nem o tecido. podria falar?

Anônimo disse...

Qual bastidor é melhor de trabalhar: o de plastico ou madeira, tem diferença?

Elaine disse...

Boa noite,
faço ponto russo em tela de talagarça com barbante, e gostaria de saber se a termolina leitosa realmente fixa os pontos eu uso a a marca acrilex e nas instruções de uso diz que essa cola é solúvel a agua... ela realmente fixa os pontos? Qual cola você usa no acabamento do seu trabalho?!!!! Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...